Sextas Musicais: pianista russa interpreta obras de compositores clássicos

0

Anastasiya Evsina apresentará peças de Franz Liszt e Johannes Brahms neste segundo programa do ciclo Grandes Compositores-Pianistas.

A pianista russa Anastasiya Evsina é a atração do projeto Sextas Musicais, nesta sexta (14), a partir das 20h. O espetáculo acontece presencialmente no no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson, em Brasília, com entrada gratuita. O evento também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

Com sua técnica refinada e sensibilidade única, Anastasiya apresentará o segundo programa do ciclo Grandes Compositores-Pianistas, com peças de compositores que também foram grandes intérpretes. O programa inclui obras de Franz Liszt e Johannes Brahms, dois dos maiores compositores e intérpretes da história da música clássica. Liszt, em particular, foi considerado o maior virtuoso de seu tempo e é ainda hoje lembrado por suas habilidades técnicas impressionantes.

Sua popularidade na época rivalizava com a de estrelas do rock atuais. Já Brahms não tinha interesse em brilhar como virtuoso e se dedicava à composição, mas, quando se apresentava, dizia-se que exibia todas as marcas do gênio.

O programa abre com uma peça de Brahms, Variações no tema de R. Schumann op.9, que se baseia em Tema de Clara do Bunte Blätter op.99, de Schumann. Brahms estava profundamente apaixonado por Clara Schumann. As variações têm grande diversidade de emoção e caráter: da simplicidade à beleza florescente, da tristeza humilde à rebelião.

Os Estudos transcendentais trazem consigo a mesma amplitude de emoções, mas, sob o estilo virtuoso de Liszt, essas peças expressam coloração de fogos de artifício e exibem força e vitalidade. Sendo tecnicamente avançados para a época, os estudos se mantêm como exemplos maiores do repertório virtuoso de piano solo.

Anastasiya Evsina encerra o programa com Bénédiction de Dieu dans la solitude (A bênção de Deus na solidão) do ciclo Harmonies poétiques et religieuses (Harmonias poéticas religiosas) de Liszt, no qual o profundo aspecto filosófico se alia ao virtuosismo. Inspirado no poema de Alphonse de Lamartine, é uma gratidão a Deus pela oportunidade de achar paz e se renovar.

A ideia do ciclo Grandes Compositores-Pianistas é convidar o público a refletir sobre como essas habilidades influenciaram a criação da música. O primeiro programa do ciclo, tocado em cidades suíças em 2021 e 2022, foi dedicado a Sergei Rachmaninov e Samuel Feinberg.

O projeto Sextas Musicais tem como objetivo promover a cultura e a arte por meio da música, e com a apresentação de Anastasiya Evsina, será um espetáculo emocionante e inesquecível para todos os amantes da música clássica. A entrada é gratuita, mas o valor artístico da apresentação é inestimável.

Sobre a musicista
Anastasiya Evsina é uma pianista russa que faz recitais ao redor do mundo. Apresentou-se em espaços como Tokyo Opera City Recital Hall e Minato Mirai Recital Hall em Yokohama, Palácio Nacional da Cultura em Sofia, Paderewsky Hall em Lausanne, Rachmaninov Hall do Conservatório Tchaikovsky em Moscou, Centro Cultural em São Paulo e Fundação Eva Klabin no Rio de Janeiro, dentre outras importantes salas de concerto.

Ela iniciou seus estudos ao piano com quatro anos de idade e concluiu seu mestrado em Piano Solo no Conservatório Tchaikovsky de Moscou e em Música de Câmara na Academia Gnessin, depois de se formar na Academia Gnessin com Menção Honrosa. Evsina venceu certames internacionais de música; seu concerto solo foi transmitido nacionalmente pela TV1 Bulgária e ela promoveu masterclasses com músicos e professores da Universidade de Brasília. Anastasiya é autora de Soluções Técnicas, curso em vídeo sobre o desenvolvimento da técnica do piano.

As Sextas Musicais
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações também para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Casa Thomas Jefferson 60 anos
Ao longo do ano de 2023, a Casa Thomas Jefferson festeja 60 anos de ininterruptas atividades. Sua história se mistura com a de Brasília. Entidade sem fins lucrativos, o centro binacional foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Prestigie!
Grandes Compositores-Pianistas,  com Anastasiya Evsina
*Quando: 14 de abril de 2023
*Horário: 20h
*Local:   CTJ HALL Casa Thomas Jefferson (Em Brasília, na SEP Sul 706/906) e transmissão ao vivo no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube  https://www.youtube.com/user/ctjonline/videos
*Classificação indicativa: Livre
*Entrada Gratuita