A abertura da FEMEC 2023 ocorreu no auditório do Pavilhão do Agronegócio, reunindo importantes autoridades na manhã desta terça-feira (21). O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão participou do evento acompanhado presidente do Sindicato Rural, Thiago Silveira, do presidente do Sistema FAEMG SENAR, Antônio Pitangui de Salvo e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Fernandes. A feira é realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal e apoio da Prefeitura de Uberlândia, Sistema Faemg Senar, SEBRAE e Governo de Minas.
Durante o evento, Thiago Silveira, expressou sua satisfação em ver o crescimento da feira e agradeceu a todos os envolvidos, especialmente ao prefeito de Uberlândia pelo apoio desde a primeira edição da feira. Ele também destacou que os produtores, expositores e investidores são a razão pela qual a feira existe e desejou a todos excelentes negócios. “Estou muito feliz de ver essa feira desse tamanho, quero agradecer a todos, e principalmente vocês produtores, expositores e investidores, que são a razão dessa feira existir. Desejo a todos que tenham excelentes negócios. Vamos acreditar na nossa economia”, completou Thiago.
Já o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, ressaltou a importância de fortalecer as diversas cadeias do agro brasileiro e mineiro para gerar ambientes favoráveis para bons negócios. Ele enfatizou que o sistema FAEMG está orgulhoso de estar presente em uma feira desse tamanho e que a sustentabilidade deve ser sempre considerada em todas as atividades do setor agropecuário. “O Sistema FAEMG se orgulha de estar aqui vendo uma feira desta, do tamanho que somos. Precisamos gerar ambientes para bons negócios, não só para o agro, mas também para quem fornece materiais, maquinas e implementos para nossa agricultura e pecuária, hoje somos 393 sindicatos e com força vamos para frente e sempre falando da sustentabilidade que não pode ficar de fora”, disse Antônio Pitangui.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Fernandes, destacou a importância do tema “Produção Sustentável que valoriza pessoas” durante a abertura da feira. “Minas Gerais é um estado que preserva suas florestas e áreas de preservação permanente. É preciso mostrar ao mundo a importância de se produzir de forma sustentável”. O secretário reforçou que o estado é uma potência agropecuária e ambiental e que ainda há muito trabalho a ser feito.
Por fim, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, parabenizou os envolvidos na feira e ressaltou a importância do evento para os produtores rurais. Ele também destacou o pó de basalto. “É um produto que ajuda a melhorar a produtividade agrícola e diminui o custo, ajudando na produção de alimentos mais saudáveis e de um menor custo para consumidores”, disse o Prefeito. A prefeitura de Uberlândia é uma das principais instituições apoiadoras da feira.
Durante o evento foi assinado contrato entre o Sindicato Rural de Uberlândia, a Cargill e o ILUVA, para adesão ao projeto de recuperação e restauração da vegetação nativa de uma área de aproximadamente 25 mil metros quadrados no parque Camaru. A iniciativa concretiza uma ação prática na agenda ESG do Sindicato Rural.
Ainda na cerimônia foram prestadas homenagens ex-presidente e diretor do Sindicato Rural, colaboradores e representantes de entidades que contribuíram com a idealização e realização de todas as edições da Femec.
O empresário Luiz Alberto Garcia também foi homenageado pela trajetória brilhante e que contribuiu para colocar o nome de Uberlândia em destaque nacional nos setores das comunicações, tecnologia turismo e agropecuária.
FEMEC 2023
A Femec – Feira do Agronegócio Mineiro – está em sua 10ª edição e traz como tema central o conceito AGRO ESG – produção sustentável que valoriza pessoas. A feira será realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, de 21 a 24 de março, para exposição e venda de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas, veículos de carga, de passeio e off Road, náutica e bovinos de corte e de leite. O horário de visitação será das 9h às 20 horas com entrada franca. Será exigido credenciamento para acesso ao local. Saiba mais em http://www.femec.com.br