Sextas Musicais recebe recital de piano de Boaz Sharon

0

Um dos mais renomados no mundo, pianista apresentará obras de Couperin, Brahms, Ravel e Gershwin em espetáculo no dia 10 de março.

O CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, em Brasília, recebe nesta sexta-feira (10), a partir das 20h, o recital do premiado pianista Boaz Sharon. Com entrada gratuita, o espetáculo faz parte do  projeto Sextas Musicais e também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

No recital, os fãs da música clássica terão a oportunidade única de ouvir este virtuoso do piano apresentando peças de alguns dos mais famosos compositores da história da música. Entre os autores que serão tocados, estão Couperin, Brahms, Ravel e Gershwin.

Boaz Sharon é reconhecido por suas habilidades extraordinárias ao piano e pela interpretação emocional e complexa das obras que toca. Ele é um músico altamente respeitado em todo o mundo e tem se apresentado em alguns dos locais mais prestigiados da Europa, América do Norte e Ásia.

Sobre Boaz Sharon
Pianista renomado internacionalmente, Boaz Sharon foi o diretor do Young Pianists Artist Program na Boston University Tanglewood Institute, nos Estados Unidos. É professor e membro de banca de jurados de certames internacionais. Em 2021 e 2022, cumpriu intensa agenda como jurado no Budapest Liszt International Piano Competition, fez recitais, masterclasses e palestras na Royal Academy of Music, Londres; Rice University, Northwestern University, Cambridge University, New York City Harvard Club e Bangkok, Tailândia, dentre outros. Em 2023, Sharon cumpre intensa agenda de apresentações no Brasil, Coréia e Israel.

Ao longo de sua carreira, ele apresentou centenas de recitais de piano solo, incluindo Shanghai Concert Hall, Beijing Concert Hall, Xinghai Concert Hall, Cantão; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Gasteig, Munique-Alemanha; Rudolfinum, Praga; Tchaikovsky Conservatory e Gnessin Institute, Moscou; Mozart Hall, Seoul; Erasmus House, Jakarta; Juilliard School of Music, Phillips Collection e National Gallery, EUA. Realizou turnê de apresentações na Rússia com a Irkutsk Philharmonic e com a Ural State Orchestra.

Sharon foi o diretor artístico da Prague International Piano Masterclasses e co-fundador do International Piano Certificate for Piano Artists em Bruxelas e Paris. Dentre as suas centenas de masterclasses de piano, podem ser mencionadas as ministradas no Central Conservatory, Shanghai Conservatory, Xinghai Conservatory, Cantão; Gnessin Institute, Moscou; Royal Swedish Conservatory, Estocolmo; Seoul National University, Korea University of the Arts, Seul.

Os alunos de Sharon venceram os prêmios máximos na Hamamatsu International Piano Competition, no Japão, e Rubinstein International Piano Competition, Israel. Sharon proferiu palestras nas Universidades de Cambridge, Oxford, Stanford, Berkeley, Columbia e Yale, EUA, e revisou livros para a Yale University Press.

Boaz Sharon é especialista em performance, palestras, artigos e gravações dos compositores Claude Debussy, Darius Milhaud e outros compositores brasileiros e franceses. Venceu o primeiro prêmio no Jaén International Piano Competition, Espanha, como pianista, músico e educador com influência internacional. Atualmente, é o diretor artístico do Tanglewood Piano Summer Program na Universidade de Boston, EUA. O professor Sharon é um pianista Steinway.

Sobre as Sextas Musicais
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações também para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Casa Thomas Jefferson 60 anos
Ao longo do ano de 2023, a Casa Thomas Jefferson festeja 60 anos de ininterruptas atividades. Sua história se mistura com a de Brasília. Entidade sem fins lucrativos, o centro binacional foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Prestigie!

Recital de Boaz Sharon
*Quando: 10 de março de 2023
*Horário: 20h
*Local:   CTJ HALL Casa Thomas Jefferson (Em Brasília, na SEP Sul 706/906) e transmissão ao vivo no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube  https://www.youtube.com/user/ctjonline/videos
*Classificação indicativa: Livre
*Entrada Gratuita