Quais as principais razões para se fazer uma pesquisa de opinião?

0

A pesquisa de opinião é uma poderosa ferramenta, considerada essencial para a tomada de decisão nos mais diferentes segmentos. Ela ajuda a identificar aspectos de comportamento do mercado, de clientes, eleitores ou de qualquer público-alvo que você deseja atingir.

A pesquisa, na prática, pode direcionar melhor a abordagem, o atendimento ao cliente e até a apresentação do seu produto ou serviço. Estamos falando de informações e análises que aliadas geram conhecimento e melhores resultados.

Destacamos, aqui, alguns bons argumentos para você pensar no papel das pesquisas antes de agir:

 

Conhecer o público

O público a que nos referimos aqui é o que você deseja atingir, seu futuro cliente. O que ele pensa, o que ele quer de você? A pesquisa de opinião é um estudo científico e usa ferramentas precisas para detectar o que pensa o seu futuro cliente. O que ele pensa é informação, e informação é tudo!

Imagine o exemplo clássico de escolha do seu espaço físico: o seu público irá até o local? Isso somente uma pesquisa de opinião poderá lhe dizer. O primeiro passo, para se pensar em uma estratégia de produto ou serviço, está em conhecer o público.

Uma pesquisa de opinião pode trazer dados importantes, como a faixa etária, a classe social, hábitos, e gostos específicos. De posse dessas informações, é possível começar a concepção de vários pontos de um produto, que vão desde a cor, até suas funções e abordagens.

Saber reconhecer o que o público quer e o que ele precisa são diferentes perspectivas que trarão o sucesso para seu produto, marca ou negócio. Para o diretor do Instituto Veritá, Adriano Silvoni, uma boa pesquisa começa exatamente com perguntas estruturadas que levem a respostas precisas para a tomada de decisões estratégicas.  Com 27 anos de atuação em todos os estados do Brasil, o Instituto Veritá já realizou mais de 7 mil projetos de pesquisa, com 3 milhões de pessoas entrevistadas em pesquisas de mercado, governo e eleições.

 

Definir a melhor estratégia

Depois de conhecer o público, você deve montar um plano para conquistá-lo. Então, quais são os lugares físicos, ou virtuais, que seu público frequenta? Quantas vezes ele vai ao mercado? E ao shopping? E quanto tempo passa “navegando” nas redes sociais?

Uma pesquisa de opinião trará todas as respostas necessárias para definir uma estratégia de abordagem. Grandes campanhas e produtos de sucesso atingem o seu público no horário e local certos. Sem isso, um investimento em marketing, por exemplo, pode ser muito alto e desvantajoso, caso seja feito sem nenhuma perspectiva ou background do cliente.

Com os resultados precisos indicados por uma pesquisa e uma boa análise deles, a equipe consegue definir o caminho correto para conquistar e reter clientes. Além de determinar quando uma nova pesquisa de opinião precisará ser feita para continuar o processo de evolução do produto ou serviço.

A pesquisa de opinião é uma ferramenta que busca trazer até você informações para proporcionar a solidez do seu negócio, onde quer que esteja pretendendo entrar. Não há invenções ou descobertas: a literatura, a história, a vida, ensinam: sem uma boa pesquisa, você pode estar dando um tiro no escuro e seu negócio poderá estar fadado ao fracasso. Conheça o público que você pretende que seja seu futuro cliente. Pesquisa é informação científica, não erra.

 

(Re)avaliar um produto ou serviço

Uma das mudanças mais impactantes dos últimos anos é o desenvolvimento da autonomia do cliente. Como protagonista, ele quer sempre ter a certeza de que sua opinião é ouvida e que as marcas estão comprometidas em atendê-lo cada vez melhor e mudar o que for necessário para alcançar esse objetivo. E aqui entra o infalível papel da pesquisa de opinião, usada para verificar a satisfação do cliente. Afinal, nós sabemos que conquistar novos clientes pode custar até sete vezes mais caro do que manter os clientes que você já tem.

Portanto, a chave do sucesso está, entre outras coisas, em entender a necessidade do público. Com isso, a atualização constante é algo muito importante, já que as tendências de mercado mudam com frequência. Transformação é, sem dúvida, uma palavra-chave dos tempos modernos que vivemos. Mudanças cada vez mais rápidas no individual e no coletivo da sociedade, com novas formas de viver, produzir e consumir. O que ontem fazia sucesso, hoje já não faz tanto. Então, esteja preparado e busque todas as respostas para garantir resultados.