O cuidado com a saúde bucal deve começar na infância

0
Little girl talking to the dendist. Child in the dentist's office. Woman in a uniform

Pais têm papel fundamental na experiência das crianças com tratamentos odontológicos

“O atendimento odontológico começa antes da criança entrar no consultório”. Esta frase é do dentista do Sistema Hapvida, Matheus Sebe. Segundo o especialista, em um atendimento pediátrico, as experiências que os pais carregam em relação à visita ao dentista, vão influenciar diretamente na experiência dos filhos, de forma positiva ou negativa.

Com a proximidade do Dia Mundial da Saúde Bucal (20/03), Matheus Sebe salienta que a busca pelo sorriso saudável deve começar na infância, pois nessa fase também podem surgir problemas dentários decorrentes dos maus hábitos de higiene bucal e visitas pouco regulares ao dentista. E este é um dos grandes desafios dos pais:  fazer com que seus filhos permaneçam tranquilos numa consulta odontológica. “Isso vai depender da experiência que os pais passam para as crianças. Afinal, são eles que conhecem o ambiente de um consultório odontológico, os procedimentos e materiais utilizados. Portanto, a forma positiva ou negativa que os pais encaram as visitas ao dentista, naturalmente, será transferida para as crianças”, afirma o profissional.

O dentista explica que, quando a criança chega ao consultório, ela está confusa com o que vai encontrar. Por isso, surge o medo, a insegurança e principalmente a negativa de fazer ou não o atendimento. “É importante que, desde casa, haja uma construção saudável de como será o atendimento no consultório odontológico. É importante que os pais façam uma construção saudável de como vai ser a experiência da criança, para que ela crie suas próprias experiências e conclusões com o procedimento ao qual será submetida”, explica Matheus Sebe.

O especialista informa ainda que o trabalho dos dentistas pediátricos é manter o ambiente mais receptivo para as crianças. “Nós buscamos oferecer um ambiente mais lúdico e divertido, para que elas aceitem melhor os procedimentos, fazendo que vivam uma experiência mais confortável. Por isso, é importante que os pais reforcem a construção de uma experiência mais agradável no consultório, além de já explicar a importância de cuidar dos dentes e prevenir doenças que podem acontecer no decorrer da vida”, conclui o dentista.