Uniube Uberlândia realiza o primeiro “Encontro de Profissionais da Engenharia de Produção”

0

Alunos e egressos do curso, em Uberlândia, se reunirão para troca de vivências e experiências profissionais.

O bacharelado em Engenharia de Produção da Uniube Uberlândia realiza, no dia 16 de dezembro (quinta-feira), o primeiro “Encontro de Profissionais da Engenharia de Produção”, com a participação de professores, ex-alunos e estudantes do curso. A proposta do encontro é trocar experiências e informar sobre o mercado de trabalho, oportunidades e expectativas da profissão.

“Estamos ansiosos para receber nossos egressos e atuais alunos, quem está no mercado de trabalho e quem está no começo de carreira, para esta troca de experiências, networking e reencontros. Temos ex-alunos espalhados por todo o Brasil e muitos poderão nos prestigiar com a presença, já que costumam visitar Uberlândia no período de fim de ano.”, diz o coordenador da graduação, Fabrício Pelizer.

Um dos momentos mais aguardados é a participação do egresso, Thiago Trindade,que atua como engenheiro de processos na área de Supply Chain, no Canadá. “A experiência de trabalhar na área de engenharia de produção no exterior é um sonho realizado. É uma oportunidade que muitas pessoas não conseguem realizar, de vir para um novo país e poder trabalhar na área, aplicar conceitos, contribuir para os resultados da empresa, coordenar projetos, entre outras atividades. A realização pessoal e profissional de ver os resultados obtidos sendo aplicados em solo estrangeiro e ter feedbacks do seu excelente trabalho é um orgulho, uma satisfação imensurável de dever cumprido”, diz.

Segundo Trindade, o mercado de trabalho para o engenheiro de produção no Canadá é bastante aquecido. “Como este profissional possui diversas atribuições no currículo, não é difícil achar vagas de trabalho, mas há uma concorrência muito grande com profissionais do mundo todo. Pelo que tenho visto, o mercado canadense gosta muito dos trabalhadores brasileiros. Dos engenheiros de produção que conheço, todos já vieram com uma certa bagagem do Brasil, o que facilita muito no processo de contratação”, esclarece.

O professor Pelizer ressalta a contribuição que uma experiência internacional pode trazer ao currículo e à atuação profissional. “A vivência internacional do aluno é importantíssima tanto dentro da graduação, com a mobilidade internacional, quanto na sequência, participando de processos seletivos de empresas estrangeiras que possam fazer intercâmbio com as sedes internacionais. Para ter sucesso, o aluno deve ser comprometido com a base tecnológica que vivencia dentro da graduação, com projetos de iniciação científica, ter bom rendimento em sala de aula, participar  de visitas técnicas, estágios em médias e grandes empresas, além, é claro, do conhecimento de dois ou três idiomas”, pontua.

ERI e as oportunidades internacionais

Para auxiliar os alunos em todo o processo de intercâmbio internacional, a Uniube dispõe do Escritório de Relações Internacionais (ERI) para atender à comunidade acadêmica, gerenciar convênios de cooperação internacional com outras instituições de ensino e pesquisa, prospectar, promover e divulgar oportunidades de intercâmbio discente e docente, buscar por parcerias que facilitem de alguma forma a internacionalização da instituição. Atualmente, a Universidade tem parcerias com Universidad de Salamanca,  Universidad Politécnica de Madrid, Universidad Mayor de San Marcos, Universidade Beira Interior, Universidade de Évora, Universidad Sancti Spíritus, Universidad de Oriente e Universidad de Sonora.

De acordo o coordenador do ERI, Leonardo Campos de Assis, o aluno que tiver interesse em fazer intercâmbio internacional durante a graduação deve, primeiramente, planejar, escolher o local para o qual pretende ir e se programar emocional, acadêmica e financeiramente. “Para ter sucesso, o planejamento é fundamental. Além dos aspectos acadêmicos, há características sobre o idioma, o clima, a cultura, os costumes e até mesmo a culinária local que devem ser consideradas. Com tudo isso decidido, a parte documental deve ser providenciada. Desde visto e passaporte onde se aplicam, passando pelo seguro de saúde e vida, até o atendimento ao edital de mobilidade acadêmica internacional da Uniube. Entre os documentos formais, há a carta de aceite expedida pela instituição estrangeira e o plano de atividades no qual são informadas as principais atividades que se pretende cumprir.”, diz Assis.

Serviço:
* I Encontro de Profissionais de Engenharia de Produção:
* Data: 16 de dezembro
* Hora: 19h30
* Local: Uniube Uberlândia – Campus Via Centro (Av. Afonso Pena, 1177 – Bairro: Nossa Sra. Aparecida)