Covid-19 pode provocar sequelas na visão; check-up após recuperação é recomendado

0

A oftalmologista Paula Carrijo enumera problemas mais comuns, que podem ser provocados pela doença em si ou pelo tratamento da doença

As sequelas da Covid-19 podem atingir os olhos. Os problemas vão desde simples variações no grau de refração, até catarata e lesões na retina. Além de se tratar de uma doença inflamatória e vascular, as consequências do vírus no organismo ainda são desconhecidas e, portanto, é recomendado um acompanhamento próximo da saúde da pessoa que já se recuperou, inclusive um check-up da visão.

De acordo com a oftalmologista geral e retina clínica, Paula Carrijo, as sequelas podem ser facilmente identificadas ou não. “Os sintomas apresentados por pessoas que já tiveram Covid-19 variam desde olho seco até embaçamento da visão, diplopia e fotossensibilidade. Como a doença causa uma inflamação generalizada, há diversas alterações possíveis nos olhos”, afirmou a especialista.

Vários estudos estão sendo feitos para analisar as sequelas da Covid-19 na visão. Por enquanto, o que se pode afirmar é que uma das consequências indiretas do vírus é a baixa qualidade visual, especialmente em pessoas com fatores de risco, como hipertensos e diabéticos. O uso de alguns medicamentos para tratar casos moderados a graves, como o corticoide, pode causar enfraquecimento dos vasos da retina e o desenvolvimento de catarata e glaucoma.

“Pessoas com comorbidades estão mais sujeitas a complicações pelo fato de o vírus descompensar os quadros, ou seja, alterar a glicemia e pressão arterial, por exemplo. Há relatos ainda de conjuntivite durante o período de infecção. Já o chamado Fungo Negro é mais raro, mas foi identificado em alguns pacientes que usaram altas doses de esteroide no tratamento e que tinha comorbidades. Dependendo da gravidade, é necessário remover o olho para evitar que o fungo afete o cérebro”, alerta Paula.

A única forma de evitar que os danos à visão se tornem mais graves, a única orientação é fazer o acompanhamento com um oftalmologista. Portanto, um check-up depois da recuperação é fundamental.

Sobre Paula Carrijo

Paula Carrijo é médica oftalmologista na Olhar+ Clínica de Olhos, que fica no Uberlândia Medical Center. Fez especialização na Fundação Altino Ventura (FAV) em Recife-PE e um Fellowship em retina clínica e vítreo no Hospital Evangélico de Belo Horizonte-MG. Reconhecida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), atua na área de retina e é oftalmologista da clínica dedicada à saúde visual do idoso, mas atende adultos de todas as idades.