Tradicionais festas juninas são celebradas nas Sextas Musicais desta semana

0

Músico baiano e acordeonista Junior Ferreira é a atração desta sexta-feira (11), no canal da Thomas Jefferson . Repertório traz mestres da cultura nordestina, como  Luiz Gonzaga, Sivuca, entre outros.

O mês de junho é lembrado em todo país por suas tradicionais festas juninas, principalmente no nordeste brasileiro, onde essa tradição é marcante. As festas também fazem parte do calendário de todos os estados, que comemoram por meio da música, culinária, dança e é onde o som do acordeom reina soberano principalmente nesse período. Para homenagear essa grande tradição do mês de junho, o projeto Sextas Musicais traz ao palco o músico baiano e acordeonista Junior Ferreira.  A apresentação de Especial de São João será transmitida nesta sexta-feira (11), às 20h, ao vivo pelo canal da Casa Thomas Jefferson, no Youtube.

Radicado em Brasília há quatorze anos, Junior Ferreira vem dessa tradição, seja da música nordestina com seus xaxados, xotes e baiões, seja pela tradição das festas juninas com suas quadrilhas, marchinhas e arrasta-pés. Músico e artista autodidata e instrumentista desde os dez anos de idade, o acordeonista encontrou em Brasília a possibilidade de mostrar seu talento e sua versatilidade, de aprofundar seus conhecimentos musicais no curso de música da Universidade de Brasília, de dialogar com várias linguagens, de encontrar outros jovens instrumentistas e de compor.

A pluralidade cultural da Capital do país encantou o músico e transformou sua produção. O artista fez de Brasília seu chão e do acordeom, sua casa. Junior Ferreira, com seu acordeom, ergueu paredes sólidas. Desde sua chegada na cidade, atua no cenário musical se apresentando em diferentes casas noturnas e colaborando com grandes nomes da música brasiliense e nacional. Ferreira se apresentou em turnês musicais na África, Europa e América do Sul. O seu trabalho é reconhecido, aclamado e respeitado por colegas e parceiros musicais brasilienses e de outras regiões do país.

Júnior é acolhido com apreço no meio musical, pois é considerado um grande representante de seu instrumento, por contribuir para a valorização da música brasileira. Nesse período em que essa tradição foi prejudicada de diversas maneiras, o músico presta uma homenagem ao nordeste e suas tradições, bem como aos mestres da cultura nordestina como: Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho do acordeom, dentre tantos outros. Para essa apresentação o músico reuniu um elenco de primeira qualidade formado por Léo Barbosa na percussão, Jhoninha Medeiros no contrabaixo e Charlinho na zabumba e voz; todos renomados músicos e artistas reconhecidos, respeitados e ativos em Brasília e no Brasil.

Do programa desta festa transmitida ao vivo constarão as célebres, animadas, festivas, dançantes canções populares mais conhecidas do cancioneiro brasiliero das festas juninas. Então, prepare o quentão, as comidas típicas, vista-se a caráter, afaste os móveis para cantar, dançar e se alegrar e divertir com todos aqueles que podem estar junto a você. A arte e a alegria são poderosos remédios para curar os males do corpo e da alma!

 

Divirta-se!