Programa interno de inovação “Shark Tank” leva à quarta patente depositada pela Algar Telecom

0

Supervisores operacionais criaram uma solução para reaproveitamento de cabos ópticos

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, acaba de conseguir a aprovação de mais uma patente no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A inovação surgiu a partir do Shark Tank, programa organizado pelo Brain (centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom) para estimular internamente a geração de novas ideias. Foi a partir desse incentivo que dois associados – como são chamados os colaboradores – idealizaram uma máquina que permite o reaproveitamento de cabos ópticos, promovendo assim a sustentabilidade e eficiência na utilização de recursos, além da otimização de tempo dos técnicos.

Os inventores da solução agora patenteada são Edson Carlos Diniz e José Humberto de Oliveira Junior, ambos Supervisores Operacionais de Campo na Algar Telecom. Eles desenvolveram um equipamento para rebobinar drops/cabos de fibra óptica, permitindo que isso seja feito com cabos que sobraram de outros serviços, em metragens diferentes dos padrões encontrados no mercado. Por terem dimensões reduzidas, os cabos de fibra óptica são mais fáceis de transportar e manipular do que os de cobre. Entretanto, a instalação requer certos cuidados no seu manuseio, em especial no que se refere às técnicas de enrolamento e de reaproveitamento dos drops ópticos nas bobinas.

Um problema identificado era o desperdício de material durante o processo de condução dos cabos da rede externa para o interior das residências ou instalações comerciais. Como as fibras ópticas já vêm enroladas numa única bobina e o manuseio para definir a metragem a ser realizada no projeto de cabeamento é manual, sobram resíduos de fibras. Considerando que os restos desses materiais podem ser rebobinados e reutilizados em instalações com baixa metragem, a constituição de dispositivos para medir, rebobinar e acomodar as sobras de drops ópticos em caixas de menor volume se apresenta como uma solução para a reciclagem de cabos ópticos.

Segundo Zaima Milazzo, presidente do Brain e diretora de inovação da Algar Telecom, “ainda podemos esperar mais patentes, pois nossos associados são continuamente estimulados a explorar seu poder de criação e inovação. Todos os profissionais de uma organização, dos mais diferentes níveis hierárquicos, têm potencial para isso. Com o apoio de métodos de ideação e a mentoria de profissionais qualificados, é natural que a inovação aconteça”.

Como funciona o Shark Tank

Desde sua criação, em 2017, o Shark Tank já recebeu mais de 420 ideias de mais de 320 colaboradores da Algar Telecom. Com formato inspirado no game show Shark Tank, pessoas de qualquer área da empresa apresentam suas ideias no formato de elevator pitch, com vídeos de no máximo um minuto de duração. Elas são avaliadas pelos “tubarões”, um comitê multidisciplinar de representantes da Algar Telecom.

O time do Shark Tank é constituído por profissionais de visão sistêmica e envolvidos com a estratégia da empresa e que pertencem a diferentes áreas da organização (Estação, Financeiro, Negócios, Processos, Relacionamento com Clientes, Talentos Humanos, Tecnologia e Transformação). Após sua aprovação, é iniciada a execução, protagonizada pelo autor da ideia, com o apoio das áreas executoras, equipe do Brain e da área beneficiada.

O associado se torna o empreendedor da solução que sugeriu e é responsável por vender a sua ideia, recrutar colegas para a execução e cumprir o que foi apresentado no pitch. Ao final, após a validação dos resultados, os profissionais envolvidos na implantação da ideia recebem prêmios em dinheiro como reconhecimento.

“A organização colhe uma série de benefícios, como o maior engajamento dos associados, que leva à retenção. Além disso, o intraempreendedorismo também tem um papel muito importante na transformação da cultura, uma vez que os associados são estimulados a trabalhar de novas maneiras, atuando em times multidisciplinares, colocando o cliente no centro, analisando questões de custos etc. Ao se desenvolverem como verdadeiros empreendedores dentro de casa, eles estão ajudando a organização a se tornar mais ágil, competitiva e preparada para as mudanças no mercado”, destaca Zaima Milazzo.

Além das vantagens internas, o intraempreendedorismo também gera valor para o cliente – já que o entendimento das suas dores e a busca por produtos e soluções que melhorem sua experiência são o principal foco das inovações.

Sobre as primeiras patentes

Em outubro de 2019, o INPI publicou o depósito das primeiras patentes da Algar Telecom desde a fundação do centro de inovação Brain, em 2017. A conquista veio pelo desenvolvimento, por uma equipe de cinco líderes da operação, de dois equipamentos para otimizar a performance de instalação dos produtos da operadora em postes.

Desde a ideia até a execução, o projeto só foi possível por conta do programa “Inovação em Campo”, também realizado pelo Brain com o objetivo de disseminar a cultura de inovação em todos os níveis da companhia. Nele, supervisores e coordenadores de times técnicos foram convidados a pensar soluções que aprimorem a experiência do cliente, qualidade e eficiência, focando em ações que estejam dentro da possibilidade de ação dos próprios técnicos.

Sobre o Brain

O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP e Recife/PE. Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em Internet of Things (IoT), Digital, 5G e Cloud/Edge Computing, para as verticais de negócios de Agronegócios e Farming, Indústria 4.0, Saúde, Small Medium Business e Smart Spaces. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas.

Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza o framework Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Com 66 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de mais de 77 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 350 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa – comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.