Evento vai debater e oferecer espetáculos, oficina, roda de conversa e cabaré artístico. Tudo gratuito e online!
O MINAS, Encontro de Mulheres Palhaças de Uberlândia, surgiu em 2017 com o intuito de apresentar, debater e ensinar sobre as diferentes vertentes da palhaçaria feminina, como as intervenções de rua, de palco e do circo.
Já na 1ª edição teve grande aceitação pelo público e artistas locais, sendo inspirado por festivais que acontecem em outras regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Neste ano, a 4ª edição oferece gratuitamente espetáculos com grande diversidade de artistas convidados, oficina de preparo físico para o corpo da palhaça, roda de conversa e o cabaré, um compilado de cenas artísticas apresentadas por uma mestre de cerimônias, que já é tradição do evento.
Devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades acontecerão de forma 100% online transmitidas pelo Youtube e pelo aplicativo Zoom entre os dias 17 e 21 de novembro.
De acordo com Júlia Leão, proponente do projeto, todas as modalidades foram desenvolvidas para o novo formato do fazer artístico em tempos de pandemia.
“Nós do MINAS entendemos e, em parte, nos sentimos responsáveis pelo compromisso firmado com estas artistas que vivem dessa arte e com o público que já espera o encontro todo ano. É necessário que os eventos se mantenham vivos mesmo que em outro formato para que o mercado cultural do País continue ativo”, diz Camila Amuy, uma das produtoras do evento.
Ainda segundo Amuy, um dos objetivos do encontro é abrir mais possibilidades para quem quer entrar nesse mundo, mas não sabe por onde seguir. “Importante ressaltar que não existe só um caminho e sim vários, e que é possível transitar por todos eles se desejar”, acrescenta Giovanna Parra, idealizadora do MINAS.
Diversidade e inclusão social
O 4º MINASterá em sua programaçãomulheres artistas cis, trans, binárias e não binárias. Uma de suas propostas é, também, discutir sobre a mulher em todos os seus lugares, inclusive como palhaça. De acordo com Julia Leão, o Encontro de Mulheres Palhaças de Uberlândia vem para suprir a necessidade de uma formação continuada para palhaças na cidade.
“O evento potencializa a existência de mulheres cômicas. Percebemos que muitas palhaças estavam surgindo, mas deixavam a arte por falta de atividades de formação”, pontua também Renata Paixão, outra produtora do evento.
Entre os temas que serão abordados na roda de conversa e espetáculos do 4º MINAS, estão: artistas LGBTQIA+; artistas da comunidade Transvestigênere; feminismo; negritude; e outros.
Serviço:
O quê: 4º MINAS, Encontro de Mulheres Palhaças de Uberlândia, com espetáculos, oficina, roda de conversa e cabaré artístico.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.OkPolítica de Privacidade