Recarga para carro elétrico chega ao Granja Marileusa

0

Equipamento reforça a preocupação do bairro com o desenvolvimento sustentável.

O Granja Marileusa, primeiro bairro planejado de Uberlândia MG, conta agora com um ponto de recarga de veículos elétricos. A energia que abastece os carros é gerada diretamente na usina solar fotovoltaica Granja Marileusa I, inaugurada no bairro, no fim de setembro, pela Alsol Energias Renováveis, empresa do Grupo Energisa.

A unidade vai atender aos veículos elétricos do projeto MoovAlsol que implementou em Uberlândia o primeiro sistema de recarga de carros com fonte totalmente solar do Brasil. “O Granja Marileusa, reconhecido no segmento de comunidades planejadas, não poderia deixar de oferecer este espaço que atende ao transporte movido a energia limpa. Apesar de nova, a mobilidade elétrica faz parte da transição energética que se inicia no país”, destaca a diretora de Operações do Granja Marileusa, Edina Gouveia.

O ponto permite realizar uma viagem de Brasília a São Paulo num único dia com carro elétrico. O usuário pode parar no bairro para recarregar o veículo com energia totalmente limpa, enquanto faz um lanche. Até então, ele teria de pernoitar na cidade para ter tempo de carregar numa tomada comum e seguir viagem no outro dia.

“Estamos investindo em soluções de energia que visam transformar o futuro da sociedade e aplicar na prática o conceito de energia 4.0, que engloba geração por fontes renováveis, de forma distribuída, com armazenamento por baterias e internet das coisas (IoT) integrados com a mobilidade elétrica”, destaca o presidente da Alsol e vice-presidente de Geração, Transmissão e Serviços da Energisa, Geraldo Mota.

Segundo a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos (Abravei), um dos maiores obstáculos para a popularização de veículos elétricos é a falta de pontos de recarga. Ainda de acordo com a Abravei, a frota de carros híbridos (movidos a combustão e baterias) deve passar dos atuais 30 mil para um milhão até 2030. No longo prazo, a projeção é que o país tenha 61% de carros híbridos e 11% puramente elétricos.

Sobre o MoovAlsol

O projeto MoovAlsol, de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do Grupo Energisa, é executado pela Alsol em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e fomentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Nos próximos três anos, há previsão de que R$ 30 milhões sejam investidos na iniciativa.

Granja Marileusa em números:

  • 1,12 milhões de m² com infraestrutura completa
  • 1 Mall com 80 Lojas, com 7 mil m2 de área bruta locável
  • 28 empresas de serviços e Tecnologia com sede no bairro
  • 9.000 trabalhadores e prestadores de serviços
  • 5 condomínios horizontais
  • 1.000 moradores
  • 1 universidade UNIUBE 1.200 alunos/dia
  • 1 Escola Ensino Educação Integral, infantil, fundamental I e II e Ensino Médio Ann Mackenzie 800 alunos/dia
  • 21 empreendimentos anunciados
  • 1.300 lotes
  • 390 Apartamentos