Mês da Aviação será comemorado pelo Centro Universitário com discussões sobre inovação, empreendedorismo e presença da mulher no setor
O primeiro voo no céu de Belo Horizonte aconteceu em 1912. De lá para cá, a importância da aviação para Minas Gerais decolou nos campos da educação, da inovação e da economia. No mês da Aviação, o Centro Universitário Una, da Ânima Educação, comemora 10 anos dos cursos de aviação com discussões sobre empreendedorismo, futuro do setor, e a atuação das mulheres no ramo, com o objetivo de celebrar e despertar nos jovens o interesse pela área.
Dr. Ozires Silva, o visionário co-fundador e presidente da Embraer por quase 20 anos, patrono dos cursos de Aviação e Engenharias das instituições da Ânima Educação, é a grande presença no evento. Oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Dr. Ozires Silva destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Liderou a equipe que projetou e criou o avião Bandeirante, comandou o grupo que promoveu a criação da Embraer e deu início à produção industrial de aviões no Brasil. Em uma live especial, ele vai abordar o empreendedorismo na aviação. No encontro, ainda será lançado o ‘Selo Ozires Silva – Patrono da Aviação Ânima’ que passa a fazer parte dos diplomas dos cursos da organização de ensino.
“A aviação é de suma importância para o desenvolvimento do país e da mobilidade. Hoje conseguimos ir para a Europa em 9h e isso é extraordinário. Nós brasileiros temos uma relação muito próxima com a aviação, está em nosso sangue. Por isso me enche de orgulho fazer parte dessa história. Para continuarmos nesse processo de desenvolvimento contínuo, precisamos de cabeças pensantes e educadas para conseguirmos evoluir cada vez mais a aviação de modo geral, tanto na fabricação dos aviões, quanto na operação dos aeroportos. Vale reforçar que a Ânima tem um papel muito importante nisso, pois, é necessário formar profissionais capacitados, transformados pela educação, que sejam capazes de entender a estrutura complexa da fabricação de um avião”, comenta Dr. Ozires Silva, que também é Presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação.
A comandante Bethânia Porto, que em 2012 vivenciou o episódio de ter a bordo um passageiro que se recusou a decolar no avião quando soube que a aeronave seria pilotada por uma mulher, também está entre os destaques do ‘Mês da Aviação’. Em uma live, ela vai falar sobre ‘Mulheres na Aviação’ e os desafios do mercado para elas, que ainda são minoria no setor. Junto com a comandante, duas ex-alunas da Una que atualmente atuam com controle técnico em companhia aérea e com manutenção de aeronaves em renomada empresa do setor participam do bate-papo.
Segundo o coordenador dos cursos de Aviação da Una, Kerley Alberto Pereira de Oliveira, o setor segue promissor. “Quando abrimos o primeiro curso na área de aviação, havia uma demanda muito grande por profissionais com formação superior, porque o segmento trabalha com a máxima inovação e de forma acelerada. O mercado cada vez mais precisa de profissionais que tenham conhecimento mais aprofundado de toda a ciência da aviação”, destaca.
Além das lives, o Mês da Aviação da Una terá variada programação ao longo de outubro, com conteúdos como vídeos e podcasts sobre a relação entre a aviação e outras áreas do conhecimento como moda, cinema e arquitetura. As lives serão abertas ao público e poderão ser acessadas pelo canal do Youtube da Una.
Serviço: Lives: 16/10 - Mulheres na Aviação - Comandante Bethânia Porto – 19 horas 23/10 – Dr. Ozires Silva – Empreendedorismo na Aviação – 19 horas Local: Canal do Youtube da Una