Sebrae Minas promove palestras gratuitas na Femec 2023

0

Durante evento serão oferecidas orientações e soluções para melhorar a gestão e a competitividade de negócios rurais 

 Durante a 10ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro – Femec, de 21 a 24 de março, o Sebrae Minas promove uma série de palestras gratuitas voltadas para produtores rurais e profissionais que atuam no setor. As atividades iniciam sempre às 10h, no estande da instituição. O evento é realizado no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia.

Entre os assuntos que serão discutidos nas palestras estão: impactos da tecnologia 4.0 no campo, desafios trabalhistas nas empresas rurais, manutenção dos veículos da agroindústria, além de soluções para preservação do meio ambiente e manutenção da atividade agrícola de forma sustentável.

O público também poderá conhecer mais sobre o programa Restaurar – iniciativa do Sebrae Minas em parceria com o poder público para recuperar áreas degradadas. A proposta é promover um diagnóstico das bacias hidrográficas e seu entorno, abordando aspectos como: possibilidade do uso e ocupação do solo, disponibilidade hídrica, e demanda de consumo local. Os dados contribuem para direcionar estratégias e políticas públicas que assegurem a preservação da água, e estimulem a produção agrícola sustentável na região.

Outra solução que será apresentada na Femec é o Sebraetec – programa que tem o objetivo de facilitar o acesso dos pequenos negócios à inovação, por meio de consultorias tecnológicas e subsidiadas. Os empreendedores podem escolher as soluções de acordo com as necessidades do seu negócio, e receber soluções sob medida. Há ainda o Sebraetec FIV, voltado para o melhoramento genético, por meio da fertilização in vitro – FIV.

A analista do Sebrae Minas Fabiana Queiroz destaca que a feira é uma oportunidade para discutir assuntos relevantes para o desenvolvimento do agronegócio. “Nosso objetivo é levar para a Femec soluções que contribuam para aumentar a competitividade dos pequenos negócios do campo, fomentar parcerias locais e capacitar os produtores rurais”, ressalta.

As palestras – oferecidas pelo Sebrae Minas durante a Femec – têm o apoio da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, por meio do programa FiemgMAX, e Senai.

Origem Minas
O Sebrae Minas também montou na Femec 2023 um espaço para exposição e venda de produtos típicos da gastronomia mineira. No Armazém Origem Minas, os visitantes do evento poderão degustar e comprar produtos de pequenos negócios da agroindústria mineira, como: queijos, cachaças, geleias, doces e cafés.

O programa Origem Minas – uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) – oferece capacitação, regularização, promoção e apoio no acesso a mercado aos pequenos negócios do setor no estado, fomentando o desenvolvimento, a competitividade e a valorização da agroindústria mineira.

10ª edição
A Femec é considerada o principal evento no estado para exposição, comercialização e lançamentos de produtos da indústria de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas. O evento é uma realização do Sindicato Rural de Uberlândia, e em sua 10ª edição, traz o tema “Agro ESG”, com foco na produção sustentável que valoriza pessoas e boas práticas de gestão voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade social e transparência empresarial.

Em 2022, a Femec gerou cerca de R$ 1 bilhão em negócios. Foram 215 expositores e um público estimado de 70 mil pessoas de todo o país.

Confira a programação de palestras no estande do Sebrae Minas:
21/3 (terça-feira)
14h: Encontro coletivo do ALI Rural
16h: Soluções FIEMG MAX em Meio Ambiente e Sustentabilidade
17h: Inteligência artificial – A utilização da jurimetria para enfrentamento dos atuais desafios trabalhistas nas empresas e no campo

22/3 (quarta-feira)
15h: Agroindústria – Impactos da tecnologia 4.0 no campo
16h: Soluções FIEMG MAX em Meio Ambiente e Sustentabilidade
17h: Inteligência artificial – A utilização da jurimetria para enfrentamento dos atuais desafios trabalhistas nas empresas e no campo

23/3 (quinta-feira)
10h: Tecnologia – Energia fotovoltaica no campo
15h: Geração de emprego – Mercado de trabalho no campo
16h: Soluções FIEMG MAX em Meio Ambiente e Sustentabilidade
17h: Inteligência artificial – A utilização da jurimetria para enfrentamento dos atuais desafios trabalhistas nas empresas e no campo

24/3 (sexta-feira)
15h: Frota – Manutenção dos veículos da agroindústria
16h: Sustentabilidade – Resíduos e águas nos processos produtivos do campo
17h: Sustentabilidade – Ações de prevenção para redução de consumo de água no campo

Serviço 
Femec 2023 
De 21 a 24 de março
Parque de Exposições Camaru – Av. Juracy Junqueira de Rezende, 100 – Pampulha
Informações: www.femec.com.br